Envíos
Lista de comprobación para la preparación de envíos
Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.- El envío no ha sido publicado previamente ni se ha sometido a consideración por ninguna otra revista (o se ha proporcionado una explicación al respecto en los Comentarios al editor/a).
- El archivo de envío está en formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF o WordPerfect.
- Siempre que sea posible, se proporcionan direcciones URL para las referencias.
- El texto tiene interlineado sencillo; 12 puntos de tamaño de fuente; se utiliza cursiva en lugar de subrayado (excepto en las direcciones URL); y todas las ilustraciones, figuras y tablas se encuentran colocadas en los lugares del texto apropiados, en vez de al final.
- El texto se adhiere a los requisitos estilísticos y bibliográficos resumidos en las Directrices del autor/a, que aparecen en Acerca de la revista.
Directrices para autores/as
Categorias de artigos aceitos para publicação
1. Artigos originais: estudo original e inédito, que contribui para agregar informação nova ou para corroborar o conhecimento disponível sobre objeto de investigação envolvendo seres humanos.
2. Artigos de Revisão:
- Sistemática: Artigos que incluam produtos da aplicação de estratégias para redução de vieses na seleção, avaliação crítica e síntese de resultados de diferentes estudos primários, com o objetivo de responder a uma pergunta específica; ou
- Narrativa: Artigos que incluam produto de análise crítica de material publicado, com discussão aprofundada sobre tema relevante para a ética em pesquisa envolvendo seres humanos; ou
- Integrativa: Artigos que incluam estudos experimentais e não-experimentais para uma compreensão completa de um fenômeno analisado. Pode conter dados da literatura teórica e empírica, definição de conceitos, revisão de teorias e evidências, e análise de problemas metodológicos envolvendo ética em pesquisa com seres humanos.
3. Artigos de Opinião: comentário sucinto sobre temas específicos para promover o debate no âmbito da ética em pesquisa envolvendo seres humanos, a partir de experiências ou evidências científicas e expressando a opinião qualificada dos autores; deve ser elaborado por especialista.
4. Relato de Experiência: descrição de experiência em ética em pesquisa envolvendo seres humanos ,acompanhada por reflexão teórica pertinente.
5. Comunicação: breve relato de informes prévios de pesquisas em andamento ou resultados de estudos originais que posaam ser apresentados de forma sucinta na área de bioética e de ética em pesquisa envolvendo seres humanos.
6. Carta ao Editor: comentário a artigo publicado em fascículo anterior da Revista Cadernos de Ética em Pesquisa.
Modalidade Número Número Número Resumos
de máximo de máximo de (até 150
palavras tabelas e referências palavras)
figuras
Artigos originais Até 6.000 4 50 Sim
Artigos de revisão Até 6.000 4 sem limitação Sim
Artigos de opinião Até 2.000 2 30 Sim
Relato de Experiência Até 2.500 2 50 Sim
Comunicação Até 1.700 0 5 Não
Carta ao Editor Até 1.000 0 5 Não
O periódico segue as normas de Vancouver: Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/.
Submissão dos manuscritos
Os manuscritos apresentados devem ser enviados para análise na página da revista, preferencialmente em formato *.docx (Word), mas também é permitida a submissão nos formatos *.odt (Open Office) ou *.rtf (Word). Não serão aceitos manuscritos submetidos em formato *.pdf.
Os autores devem apresentar Carta de Submissão direcionada aos editores, informando os motivos da escolha do periódico, indicando expressamente que se responsabilizam pelo conteúdo do manuscrito e que concordam com as normas editoriais dos Cadernos de Ética em Pesquisa.
A carta deve ser assinada por todos os autores, informando, ainda, que o manuscrito é inédito e original. Os autores devem se comprometer a não submeter o mesmo manuscrito simultaneamente a outro periódico.
1. Declaração de conflito de interesses
Os autores devem encaminhar na submissão, a declaração de conflito de interesses devidamente datada e assinada por todos os autores (Vide Anexo I).
2. Declaração de responsabilidade dos autores pelo conteúdo do manuscrito
Declaro que o conteúdo da obra cedida é de minha autoria, em colaboração com os co-autores mencionados, da qual assumo qualquer responsabilidade moral e/ou material em virtude de possível impugnação da obra por parte de terceiros.
Encaminhar declaração de responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito, devidamente datada e assinada por todos os autores (Vide Anexo II).
As boas práticas de autoria e de responsabilidade dos autores estão disponíveis no link: https://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html, tópico 2.
3. Estrutura do artigo
Folha de Rosto: deve ser enviada em arquivo separado do corpo do texto. Deve conter:
a) o título do artigo, conciso e explicativo, evitando termos supérfluos e sem abreviações;
b) versão exata do título e resumo para o idioma inglês/espanhol, não pode constar abreviações;
c) o título abreviado (para constar na capa e topo das páginas), com máxima de 50 caracteres, incluindo os espaços;
d) nome completo dos autores;
e) Informar a modalidade do manuscrito;
f) O(s) nome(s) do(s) autor(es) deverão ser completo(s), e estar(em) acompanhado(s) pela(s) sua(s) vinculação(ções) institucional(is), cidade(s), estado(s) e país(es), e endereço(s) eletrônico(s). Todos esses dados serão publicados;
g) Incluir ORCID(Open Researcher and Contributor ID) de todos os autores. Será publicado;
h) Nome, telefone, e endereço postal do autor responsável pelo contato acerca de revisões, até a aprovação final do trabalho. Esses dados não serão publicados e serão usados exclusivamente para troca de informações com a equipe editorial em caráter de urgência;
i) Aprovação do CEP se aplicável (CEP, instituição do CEP, número e data de aprovação), logo após resumo traduzido;
j) fonte financiadora ou fornecedora de equipamentos e materiais, quando for o caso.
Agradecimentos: os agradecimentos ficam restritos às pessoas e/ou às instituições que contribuíram de maneira relevante para o desenvolvimento da pesquisa (em casos de artigos originais, artigos de revisão, artigos de opinião), por exemplo, à instituição responsável pelo financiamento (item obrigatório, especialmente para pesquisas financiadas por órgãos públicos e/ou agências de fomento).
Critério de autoria: conforme o International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), o crédito da autoria deve ser fundamentado em quatro condições que devem ser atendidas integralmente: 1. contribuições substanciais para concepção e delineamento, coleta de dados ou análise e interpretação dos dados; 2. redação do artigo ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual; 3. aprovação final da versão a ser publicada; e 4. concordância com o conteúdo do manuscrito que está sendo submetido, destacando-se que deve ser explicitada a contribuição de cada autor para a construção do produto final.
CONTRIBUIÇÃO DE CADA AUTOR `À REDAÇÃO DO MANUSCRITO
Enviar a informação na folha de rosto do manuscrito.
4. Manuscrito (sem marcação de autoria em todo o texto)
4.1. Formatação:
- Arquivo no formato Word;
- Fonte Arial 12 (em todo o texto), com o arquivo digitado em formato *.docx;
- Fonte Arial 10 para tabelas e gráficos (quando houver), com o arquivo digitado em formato *.docx;
- Espaçamento entre linhas de 1,5 desde o título até as referências, com exceção das tabelas e/ou quadros que devem ter espaçamento simples;
- Margens de 3cm, numeradas na esquina inferior direita, desta maneira: Página X de X;
- Para destaques, utilizar negrito; para palavras em outros idiomas, utilizar itálico.
4.2. Corpo do texto:
- Título em língua portuguesa, inglesa e espanhola;
- Título curto (Running head) (limitado a 7 palavras, no máximo);
- Resumo em língua portuguesa, inglesa e espanhola;
- Descritores/palavras-chave em língua portuguesa, inglesa e espanhola (de 4 a 6 descritores).
4.3. Corpo do texto:
- Artigos originais: Resumo/Abstract, Palavras-chave, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Referências.
- Artigos de revisão: Resumo/Abstract, Palavras-chave, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Referências.
- Artigos de opinião: Resumo/Abstract, Palavras-chave, Introdução, Resultados, Discussão, Conclusão, Referências.
- Relato de Experiência: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Referências.
- Comunicações: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Referências.
- Cartas ao Editor: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Referências.
4.4. Título
- Conciso e informativo;
- Apresentado em língua portuguesa, inglesa e espanhola;
- Utilizar negrito para título da língua de publicação do artigo;
- Itens não permitidos: caixa alta, abreviações e localização geográfica da pesquisa;
- Solicita-se apresentação de certificado Proof Reader.
4.5. Resumo
O resumo, nas versões em português, inglês e espanhol, deve ser estruturado em: Introdução/Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusão. Deve ser redigido em parágrafo único, em até 250 palavras. O Objetivo deve ser claro, conciso e descrito no tempo verbal infinitivo. Os Métodos devem conter o desenho do estudo, a amostragem, a amostra, o(s) instrumento(s), variável(eis) e o tipo de análise. Os Resultados devem ser concisos e informativos. A Conclusão deve responder estritamente aos objetivos e ser redigida no presente do indicativo. Itens não permitidos: abreviações.
4.6. Descritores/palavras-chave
Descritores (para pesquisas na área biomédica) em português, inglês e espanhol (disponível em https://pesquisa.bvsalud.org/portal/decs-locator/?lang=pt), selecionados da lista dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS);
Palavras-chave (para pesquisas em CHS) em português, inglês e espanhol;
Devem ser incluídos de quatro a seis descritores separados entre si por ponto e vírgula.
4.7. Nome das Seções do manuscrito
Introdução/Objetivos, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão;
Negrito;
Caixa alta somente na primeira letra;
Itens não permitidos: subseções.
4.8. Introdução
Deve ser breve, definir claramente o problema estudado, destacando sua importância e as lacunas do conhecimento. Incluir referências atualizadas e de abrangência nacional e internacional. Descrever o(s) objetivo(s) no final dessa seção.
4.9. Métodos
Descrever o tipo de estudo, o local, o período, a população, os critérios de inclusão e de exclusão, a amostragem, a amostra, as variáveis do estudo, o(s) instrumento(s), a forma da coleta de dados, a organização dos dados para análises e os aspectos éticos. Quando pertinente, deverá ser apresentado o número do parecer de aprovação ética.
4.10. Resultados
Limitados a descrever os resultados encontrados, sem incluir interpretações ou comparações. O texto contempla, e não repete, o que está descrito em tabelas e figuras.
4.11. Discussão
Enfatizar os aspectos novos e importantes do estudo. Comparar e contrastar os resultados com os de outros estudos e apresentar possíveis mecanismos ou explicações para os resultados obtidos. Apresentar as limitações do estudo e os avanços ao conhecimento científico.
4.12. Conclusão
Deve responder aos objetivos do estudo, restringindo-se aos dados encontrados. Não citar referências.
4.13. Tabelas
As tabelas devem ser numeradas, citadas ao longo do texto, conter título informativo, claro e completo, localizado acima da tabela.
4.14. Abreviações
Restritas ao mínimo necessário.
Descritas por extenso, em nota de rodapé da tabela, utilizando os símbolos sequenciais *,†,‡,§,||,¶,**,††,‡‡.
4.15. Figuras
São consideradas como figuras: quadros, gráficos, desenhos, esquemas, fluxogramas e fotos. Devem ser citadas ao longo do texto. Devem conter título informativo, claro e completo, localizado abaixo da figura. Devem vir inseridas no final do manuscrito e após as referências (limitadas ao máximo de quatro).
4.16. Resolução
Em alta resolução (mínimo de 300 dpi).
5. Citações no texto
5.1. Formatação
Números arábicos, entre parênteses, na ordem de entrada no texto. Ex: (12);
Ordenadas consecutivamente, sem pular referência;
Citações de referências sequenciais: separadas por traço e não por vírgula, sem espaço entre elas. Ex: (1-2), (4-5), (5-9);
Citações de referências intercaladas: separadas por vírgula, sem espaço entre elas. Ex: (8, 14), (10, 12, 15).
5.2. Local de inserção
Quando inseridas ao final do parágrafo ou frase, devem estar antes do ponto final e quando inseridas ao lado de uma vírgula, devem estar antes da mesma.
5.3. Itens não permitidos
Espaço entre a citação numérica e a palavra que a antecede;
Indicação da página consultada;
Nomes de autores, exceto os que constituem o referencial teórico.
5.4. Falas de participantes
Itálico, fonte Arial tamanho 12, sem aspas, na sequência do texto iniciando um novo parágrafo;
Identificação da fala: obrigatória, codificada, apresentada ao final de cada fala entre parênteses e sem itálico.
6. Referências
Estilo Vancouver (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/);
Limitadas ao máximo de 30 referências, exceto para Revisões Sistematizadas, para as quais são ilimitadas. Ressalta-se que todas devem estar adequadas ao texto e com link de acesso para averiguação de pertinência;
Referências com mais de 6 autores: citar todos os autores;
Inserir DOI ou link de acesso em todas as referências.
Exemplos de referências
Para exemplos dos formatos de referências, os autores devem consultar o NLM’s Citing Medicine, disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/
Artigo de periódico com até 6 autores
Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Solid-organ transplantation in HIV-infected patients. N Engl J Med. 2002; 347(4):284-7.
Artigo de periódico com mais de 6 autores
Rose ME, Huerbin MB, Melick J, Marion DW, Palmer AM, Schiding JK, et al. Regulation of interstitial excitatory amino acid concentrations after cortical contusion injury. Brain Res. 2002; 935(1-2):40-6.
Artigo cujo autor é uma organização
Diabetes Prevention Program Research Group. Hypertension, insulin, and pro insulin in participants with impaired glucose tolerance. Hypertension. 2002; 40(5):679-86.
Artigo sem indicação de autoria
21st century heart solution may have a sting in the tail. BMJ. 2002; 325(7357):184.
Artigo em língua não inglesa
Ellingsen AE, Wilhelmsen I. Sykdomsangst blant medisin- og jusstudenter. Tidsskr Nor Laegeforen. 2002; 122(8):785-7. Norwegian.
Há a opção de tradução do título do artigo:
Ellingsen AE, Wilhelmsen I. [Disease anxiety among medical students and law students]. Tidsskr Nor Laegeforen. 2002 Mar 20; 122(8):785-7. Norwegian.
Artigo publicado em número com suplemento
Glauser TA. Integrating clinical trial data into clinical practice. Neurology. 2002; 58(12 Suppl 7):S6-12.
Artigo publicado em volume com suplemento
Geraud G, Spierings EL, Keywood C. Tolerability and safety of frovatriptan with short- and long-term use for treatment of migraine and in comparison with sumatriptan. Headache. 2002; 42 Suppl 2:S93-9.
Artigo com paginação indicada por algarismos romanos
Chadwick R, Schuklenk U. The politics of ethical consensus finding. Bioethics. 2002; 16(2):iii-v.
Artigo contendo retratação
Feifel D, Moutier CY, Perry W. Safety and tolerability of a rapidly escalating dose-loading regimen for risperidone. J Clin Psychiatry. 2002; 63(2):169. Retraction of: Feifel D, Moutier CY, Perry W. J Clin Psychiatry. 2000; 61(12):909-11.
Artigos com erratas publicadas
Callegari DC, Correa JA, Pires OC, Braga RBC, Gimbo AFM, Souza AA, et al. Efeito hiperálgico da fentolamina, por via subaracnoidea, em ratos. Rev Bras Anestesiol. 2015 Abr; 65(2):111-6. Errata em: Rev Bras Anestesiol. 2016 Fev; 66(1):111-4.
Artigo republicado com correções
Mansharamani M, Chilton BS. The reproductive importance of P-type ATPases. Mol Cell Endocrinol. 2002; 188(1-2):22-5. Corrigido e republicado de: Mol Cell Endocrinol. 2001; 183(1-2):123-6.
Artigo publicado eletronicamente antes da versão impressa (ahead of print)
Ribeiro AM, Guimarães MJ, Lima MC, Sarinho SW, Coutinho SB. Fatores de risco para mortalidade neonatal em crianças com baixo peso ao nascer. Rev Saúde Pública; 43(1). ahead of print Epub 13 fev 2009.
Artigo no prelo
Baggio MA, Erdmann AL. The occurrence of the care ‘of us’ in the movements and fluctuations of the interactive processes in the hospital environment. Texto Contexto Enferm. 2016 prelo.
Artigo com número no lugar de paginação tradicional
Williams JS, Brown SM, Conlin PR. Videos in clinical medicine. Blood-pressure measurement. N Engl J Med. 2009 Jan 29; 360(5):e6. PubMed PMID: 19179309.
Livros
Livro padrão
Dornelles S, Padilha MI, Ramos FRS, Silva DGV, Leopardi MT, Erdmann AL. Investigação em Enfermagem de Reabilitação um novo conhecimento para guiar a prática de cuidados. Porto (PT): Universidade do Porto; 2014.
Capítulo de livro
Vargas MAO, Marques AMFB, Schoeller SD, Ferrazzo S, Ramos FRS, Heineck LH . Bioética social: delineando modos de cuidar em enfermagem. In: Sousa FGM, Backes DS, organizadores. Cuidado em enfermagem e saúde: diversidades e complexidades. Florianópolis (SC): Editora Papa-livro; 2015.
Livro com organizador, editor ou compilador
Padilha MI, Borenstein MS, Santos I, organizadores. Enfermagem - Historia de uma profissão. 2ª ed. São Caetano do Sul (SP): Difusão Editora; 2015.
Livro editado por uma organização
Ministério da Saúde (BR). As cartas da Promoção da Saúde. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2002.
Livro com data de publicação/editora desconhecida e/ou estimada
Ministério da Saúde. Secretaria de Recursos Humanos da Secretaria Geral (BR). Capacitação de enfermeiros em saúde pública para o Sistema Único de Saúde: controle das doenças transmissíveis. Brasília (DF): Ministério da Saúde; [199?].
Hoobler S. Adventures in medicine: one doctor's life amid the great discoveries of 1940-1990. [place unknown]: S.W. Hoobler; 1991.
Livro na íntegra na internet
Amarante P. Saúde mental e atenção psicossocial [internet]. 4 ed. Rio de Janeiro (RJ): Editora Fiocruz; 2007. [cited 2016 Mar 03]. Available from: http://books.scielo.org/id/j94p9
Trabalho apresentado em congresso
Lima ACC, Kujawa H. Educação popular e saúde no fortalecimento do controle social. In: Anais do 7o Congresso Nacional da Rede Unida, 2006 Jul 15-18; Curitiba, Brasil. Curitiba (PR): Rede Unida; 2006. Oficina 26.
Documentos legais
Ministério da Saúde (BR), Conselho Nacional de Saúde, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução n 466 de 12 de dezembro de 2012: diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília (DF): MS; 2012.
Brasil. Lei N. 7.498, de 25 de junho de 1986: dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 26 Jun 1986. Seção 1.
Entidade coletiva
Ministério da Saúde (BR), Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS. Planejamento estratégico do Ministério da Saúde: 2011-2015: resultados e perspectivas. 3ª ed. Brasília (DF): MS; 2014.
Tese/Dissertação
Borkowski MM. Infant sleep and feeding: a telephone survey of Hispanic Americans [Dissertation]. Mount Pleasant (MI): Central Michigan University; 2002.
Homepage/web site
Ministério da Saúde (BR) [Internet]. Brasília (DF): MS; 2015 [acessado em 7 mar 2016]. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/
Legislação na internet
Brasil. Lei 13021, de 8 de agosto de 2014. Dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas. 2014. [acessado em 5 de mar de 2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13021.htm
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
A revista Cadernos de Ética em Pesquisa trata dados pessoais em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados brasileira (Lei nº 13.709/2018), seus princípios e fundamentos. Por isso, os dados pessoais informados a esta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O período de tratamento de dados pessoais terá fim após a solicitação do usuário, por procedimento gratuito e facilitado, ou quando a finalidade do tratamento for atingida. Ainda, as informações pessoais são excluídas quando não forem mais necessárias ou relevantes para oferecimento dos serviços desta revista, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação de retenção de dados prevista em lei específica.
Para compreensão e sistematização dos dados usados, entende-se que a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018) estabelece os sujeitos e as operações envolvidas no processo, no caso, se tratando de um periódico científico a seriedade quanto aos dados dos usuários ocorre tanto no sentido normativo, como também no próprio trâmite editorial.
Sendo assim, os dados que coletamos estão intimamente ligados com as atividades desempenhadas por um periódico científico, de modo que, os dados pedidos e utilizados para cadastro do usuário em nosso sistema são: Nome, E-mail e dados que nos remetam ao perfil acadêmico do usuário, bem como dados para a identificação no sistema, como usuário e senha.
Explicamos que usamos os dados coletados para cumprir as seguintes demandas:
- Gerenciar os dados internamente para melhor desempenhar as funções pelo Comitê Editorial da Revista Cadernos de Ética em Pesquisa;
- Realizar operações internas, incluindo solução de problemas, análise de dados e pesquisas;
- Verificar e validar a sua identidade, para fins de cadastro e cumprimento da legislação;
- Prevenir atividades potencialmente ilegais, combater fraudes e crimes cibernéticos;
- Reforçar a proteção e segurança dos dados disponibilizados pelos usuários;
- Entrar em contato com os usuários para informar novidades da Revista Cadernos de Ética em Pesquisa, ou algum procedimento que será realizado no sistema.
Além disso, indicamos e informamos seu direito de acesso aos seus dados pelo próprio sistema da revista, ou a possibilidade de alterá-los entrando em contato com o Comitê
Editorial da Revista Cadernos de Ética em Pesquisa em seu e-mail revista.conep@saude.gov.br.
Informamos que podemos atualizar ou modificar esta política de privacidade a qualquer momento. Recomendamos revisá-la periodicamente para se manter informado sobre como estamos ajudando a proteger os dados pessoais que coletamos.
Fontes:
BRASIL. Lei nº 13.709 de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm>.Acesso em 25 ago. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.853 de 8 de julho de 2019. Altera a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, para dispor sobre a proteção de dados pessoais e para criar a Autoridade Nacional de Proteção de Dados; e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Lei/L13853.htm#art1>. Acesso em 06 set. 2021
Artículos
Estudo original e inédito, que contribui para agregar informações novas ou para corroborar o conhecimento disponível sobre objeto de pesquisa com seres humanos; ou artigos com a revisão crítica da literatura sobre um tema específico – Limite máximo de 6.000 palavras, excluindo resumos, com no máximo 50 referências .
Artigos de revisão
- Sistemática: Artigos que incluam produtos da aplicação de estratégias para redução de vieses na seleção, avaliação crítica e síntese de resultados de diferentes estudos primários, com o objetivo de responder a uma pergunta específica; ou
- Narrativa: Artigos que incluam produto de análise crítica de material publicado, com discussão aprofundada sobre tema relevante para a ética em pesquisa envolvendo seres humanos; ou
- Integrativa: Artigos que incluam estudos experimentais e não-experimentais para uma compreensão completa de um fenômeno analisado. Pode conter dados da literatura teórica e empírica, definição de conceitos, revisão de teorias e evidências, e análise de problemas metodológicos envolvendo ética em pesquisa com seres humanos.
Artigos de Opinião
Comentário sucinto sobre temas específicos para promover o debate no âmbito da ética em pesquisa envolvendo seres humanos, a partir de experiências ou evidências científicas e expressando a opinião qualificada dos autores; deve ser elaborado por especialista.
Relato de Experiência
Descrição de experiência em ética em pesquisa envolvendo seres humanos ,acompanhada por reflexão teórica pertinente.
Comunicación
Informes prévios de pesquisas em andamento ou comentários sobre assunto de interesse para a Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos.
Declaración de privacidad
Los nombres y las direcciones de correo electrónico introducidos en esta revista se usarán exclusivamente para los fines establecidos en ella y no se proporcionarán a terceros o para su uso con otros fines.